6 Maneiras de Acelerar as Vendas com Marketing e Identidade Visual
Vender é a principal preocupação de toda empresa, independentemente do segmento de mercado ou tamanho da empresa. No caso das PMEs, alguns fatores tornam ainda mais desafiadora a tarefa de vender mais: reconhecimento de marca, relevância no mercado e redes de contatos são alguns deles.
Isso é algo comum principalmente nas pequenas empresas, em que o dono é o gestor, administrador e às vezes também o próprio vendedor. Já empresas de maior porte, vamos chamá-las aqui de médias empresas, contam com uma equipe de vendas ou pelo menos uma pessoa responsável pela área comercial. Pensando nas duas situações e na necessidade de alavancar os resultados de vendas da sua empresa, preparamos este texto com 6 maneiras de acelerar seus resultados e crescer as vendas em PMEs.
Consolide sua marca:
Para que a sua empresa tenha uma forte presença no mercado, as pessoas precisam saber que ela existe, o que faz, como pode ajudar e a qualidade dos seus produtos e serviços. Uma gestão de marca solidifica os principais conceitos sobre “quem é” a sua empresa e o que ela pode fazer pelo mercado.
Uma boa forma de construir uma marca forte é pensar nos pequenos detalhes que muitas vezes passam despercebidos, abaixo listamos alguns deles:
- Identidade visual: você tem uma logomarca? Cartão de visitas? Proposta comercial? O que eles falam sobre a sua empresa? Qual imagem ela passa? Se um prospect recebe uma proposta comercial ou cartão de visitas, ele entende e reconhece que é da sua empresa? Sua logo deixa claro qual seu segmento de negócio?
- Clareza: as pessoas têm clareza do ramo de atuação da sua empresa? Elas entendem exatamente qual produto você vende ou que serviço você oferece?
- Confiabilidade: qual sensação a sua empresa transmite? Ao apresentar uma proposta, você apresenta sua empresa como a melhor escolha e que vai oferecer maior segurança?
Responda estas perguntas, analise com cuidado estes conceitos e aplique-os na estratégia da sua marca.
Entenda seu mercado
Uma parte fundamental para alavancar as vendas das pequenas e médias empresas é entender profundamente o mercado na qual estão inseridas. Acompanhar as mudanças, necessidades e ações da concorrência é essencial.
Saiba como a sua empresa pode colaborar efetivamente para atender uma determinada necessidade do seu mercado, sua relevância e o que você oferece de diferencial comparado aos seus concorrentes.
As coisas mudam depressa e a sua organização deve ser capaz de entendê-las e acompanhá-las. Apenas conhecendo o mercado a sua empresa será capaz de tornar-se autoridade no que oferece.
Conheça seu público
Antes de saber como vender, o essencial é conhecer para quem você irá vender. Pesquise bastante, entenda as pessoas que comprarão de você.
Suas necessidades, desejos, dores e expectativas devem ser compreendidos pela sua equipe de vendas. Duas formas essenciais de entender seu público:
- Pesquisa geral: o primeiro passo é este. Pesquise para ter embasamento. Dados demográficos, geográficos, psicográficos são fundamentais para compreensão do seu público. Esta é a primeira etapa. Você pode levantar estes dados em pesquisas já realizadas – atuais – feitas por institutos de pesquisa.
- Pesquisa detalhada: converse com as pessoas que compram de você, colete feedbacks. Entenda seu comportamento, o que sua empresa pode oferecer para sanar uma necessidade. Quais as expectativas do seu público com seu produto? Por que ele deve comprar de você e não do concorrente? O que de melhor você pode oferecer? Quais as principais dores e desejos do seu público? Estas são algumas perguntas essenciais que a sua empresa deve saber responder e solucionar.
Saiba que nem tudo é “prospectar”
Jamais deixe de lado aquele cliente que você conquistou e realizou algumas vendas tempos atrás. Lembre-se que ele já te conhece, sabe a qualidade do seu produto ou serviço e, caso a experiência tenha sido positiva, a probabilidade de voltar a comprar e tornar-se um propagador da sua marca é muito maior.
Manter um relacionamento sólido com seus clientes é mais barato e prático do que prospectar novos.
Invista em marketing
O marketing sempre será um excelente investimento para qualquer segmento de empresa, seja ela pequena ou média. É fundamental a compreensão de que o marketing será responsável para auxiliar a sua empresa na solução de alguns dos questionamentos listados acima. Assim como propor melhorias na sua estratégia de vendas, de acordo com a análise da sua empresa, mercado, público e volume de vendas desejado.
Estratégias de marketing devem estar alinhadas para que a sua empresa atinja seus objetivos. As opções são inúmeras e você deve saber selecionar como deseja utilizá-las com coerência e a favor da sua empresa.
Para que esta tarefa não seja tão complexa é interessante que você tenha alguém especializado em marketing na sua empresa. Um profissional será capaz de entender seu mercado e o posicionamento de sua empresa para alavancar suas vendas com maior facilidade para sua equipe comercial. As duas estratégias caminham juntas.
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