A organização de um projeto gráfico

É o plano inicial que definirá as características visuais de um peça de design gráfico.

”’Projeto gráfico”’ é um conjunto de elementos que formam e dão características a um meio de informação, é aquele que conduz os olhos dos leitores sem se tornar o elemento principal daquela página. Sem interferir na qualidade da leitura. As imagens, o tamanho das fontes tipográficas, a posição de títulos, retículas, boxes, fios, enfim, todos os elementos visuais devem ser adequadamente pensados e posicionados com o objetivo de atender a uma necessidade editorial.

É constituído de uma série de plataformas que formam a sua lógica construtiva. Estas estruturas definem o seu aspecto de visual:

1) Layout: (cores, tipografia, design, etc.), bem como seu aspecto editorial (textos, linguagem, conteúdo). Geralmente é antecedido de uma série de perguntas junto ao cliente, o que se denomina ”briefing”.

2) Briefing: O objetivo é enfatizar questões que servirão de ferramentas relevantes na constituição do material final.

3) Cronograma: Para desenvolvimento de um projeto gráfico, são necessários aproximadamente de sete a dez dias antes da etapa seguinte,

4) Reunião de Pauta: evento em que se reúnem os Designers e as equipes de Marketing, Publicidade e Editoração. A finalidade é justamente determinar qual o formato que o projeto gráfico terá e de que forma ele será representado na mídia expressa.

5) Produção Editorial: antes da publicação propriamente dita do projeto gráfico. Nesta etapa são realizados uma série de procedimentos que revisam a estrutura.

6) Diagramação: evento que une os aspectos visuais de um projeto com os aspectos gráfico-editoriais. Leva-se em torno de sete dias para tal.

7) Aprovação: Feito a diagramação é enviado ao cliente um layout para ser aprovado.

8) Revisão: Com a aprovação é feita a revisão ortográfica e enviada à gráfica o material, que retornará com uma prova que antecede a publicação.

9) Validação Final: Validadas as provas editoriais, dá-se início à publicação do material, evento que já antecipadamente é fonte de reunião entre as equipes de publicidade e propaganda.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Projeto_gr%C3%A1fico&action=edit

Gostaria de personalizar um produto para a sua empresa?

Solicite um orçamento sem compromisso: rrprint@rrprint.com.br ou ligue: 11 2451-5199.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *