Aprenda a criar estratégias de marketing

Para que uma empresa cresça, conquiste clientes e prospere não é preciso sorte, mas sim estratégia. E mesmo com toda a concorrência do mundo empresarial, essa meta pode ser alcançável, desde que aliada a um projeto de marketing eficiente.

Toda estratégia deve vir acompanhada de um planejamento: o mapa que direciona as ações que você e o seu time de colaboradores precisam realizar com precisão. Porém, nem sempre as pessoas sabem usar esse instrumento da forma correta.

**Quero entender de uma vez por todas o que é o projeto de marketing, e como criar tal ferramenta de crescimento do seu negócio? **Siga a leitura e confira!

O que é o projeto de marketing?

O plano de marketing é o documento apto a guiar as ações de marketing de qualquer empresa, independente do seu tamanho ou ramo de atuação. É o momento de refletir sobre a situação da organização, colocar no papel suas expectativas de crescimento e respectivos passos para alcançá-los.

Acima de tudo, o projeto de marketing é um plano de pesquisa com um pé na prática. A proposta é ficar em dia com o cenário do empreendedor, conhecer seus pontos fortes, fracos e ampliar seu olhar para tendências.* Isso quer dizer que não há uma receita de sucesso que se aplique a todos os casos. *

Cada empreendimento deve construir o seu projeto de marketing com base nas peculiaridades que a empresa apresenta. Copiar um modelo simplesmente porque deu certo em outro lugar pode ser um erro fatal.

A tarefa exige dedicação, porém seguindo alguns passos você será capaz de elaborar um plano de marketing de qualidade para sua empresa. Veja os pontos que merecem destaque:

Estude seus adversários

A manutenção do bom desempenho de uma companhia depende, dentre outros fatores, de estar sempre de olho na atuação dos concorrentes. Inseridos em um mesmo nicho, os consumidores encontram diversos produtos semelhantes, com níveis qualidade bastante próximos, e muitas vezes um mínimo detalhe pode fazer toda a diferença.

Logo, o estudo da atuação dos concorrentes,é uma peça fundamental do seu projeto de marketing. Observar em que você pode superá-los pode garantir o êxito de sua estratégia.

Valorize aspectos como:

  • os produtos ou serviços oferecidos;
  • o atendimento ao cliente;
  • a logística;
  • as estratégias de gestão.

Ainda nesse contexto, a metodologia do benchmarking vem sendo muito útil para a elaboração de um planejamento de marketing que atenda os mais variados tipos e tamanhos de empreendimentos.

A ferramenta se baseia na comparação do próprio negócio com os melhores players do mercado. Então partindo dessa investigação, o intuito é identificar os pontos fortes que podem ser adaptados ao seu plano, bem como evitar que alguns erros sejam cometidos.

Defina sua persona

A criação de personas é mais um dos pilares na construção de um planejamento de marketing bem-sucedido. Ao contrário do que muitos empreendedores possam imaginar, definir a sua persona não é o mesmo que identificar o público-alvo.

As personas são personagens semi fictícios que representam o seu cliente ideal. Em vista disso, o processo de criação de uma persona é bem mais complexo, exige análise de dados subjetivos como o comportamento dos consumidores.

O intuito é entender melhor o tipo de solução que os potenciais clientes procuram e por que a sua empresa é a solução de que eles necessitam. Para tanto, faça os seguintes questionamentos:

  • qual a sua faixa etária?
  • a qual gênero pertence?
  • onde ela vive?
  • qual a sua ocupação?
  • qual o seu estado civil?
  • tem filhos?
  • quais são os seus problemas e frustrações?
  • quais os seus anseios?
  • que tipo de solução a sua empresa tem a oferecer?
  • qual o nível de interação da persona com as mídias digitais?
  • quais as redes sociais ela faz uso?

A lógica é a seguinte — quanto mais você souber a respeito das necessidades e preferências dos seus consumidores, maiores as chances de apostar na estratégia de marketing certa.

Por meio das personas podemos desenvolver um trabalho mais específico, capaz de atender as individualidades. Assim, crie quantas personas forem necessárias para aproximar-se ao máximo da sua realidade.

Elabore um bom briefing

O briefing representa a fase em que é montada a proposta que melhor se encaixa às expectativas da empresa e clientes.** Nesta etapa, o foco é estruturar um conjunto de ações que tenham maior potencial para alcançar as principais metas.**

Detectadas quais são as personas do seu negócio, os impasses vividos pela organização e as alternativas para superá-las, é chegado o momento de definir o mix de ações de marketing que serão executadas.

Como mencionado, cada empresa e possui características próprias e precisa lidar com desafios diferentes dos demais empreendimentos. Portanto, um processo de briefing bem elaborado deve trabalhar com informações estratégicas sobre o panorama da empresa e as conjunturas do mercado.

Coloque no seu projeto quais os resultados você procura com o marketing e então avalie os caminhos mais adequados para se obter o êxito esperado.

Use a criatividade

Sabemos que para criar um bom projeto de marketing é preciso observar determinadas técnicas e concentrar-se em propósitos realistas, pois esse tipo de investimento que gera benefícios a longo prazo — pelo menos um trimestre — para colher resultados concretos.

Entretanto, isso não retira da empresa a liberdade para ousar, construir ações criativas a fim de impactar os seus leads e consumidores. Ao contrário, inovar consiste em um dos requisitos elementares para se destacar dos concorrentes.

**O marketing é extremamente interativo e dinâmico. **Valorize a execução de campanhas que encantarão os seus clientes. As pessoas querem ser informadas, porém do jeito mais simples, divertido e prático possível.

O que seria mais divertido? Ler um artigo sobre determinado tema? Ou assistir um pequeno vídeo que compilasse as mesmas informações, porém de uma forma mais direta e clara? Hoje, o compartilhamento de conteúdos por meios de vídeos, transmissões ao vivo e meios digitais têm ganhado muitos adeptos; Tais ferramentas naturalmente despertam maior curiosidade no público.

Delimite o orçamento do seu projeto de marketing

A definição do capital que você está disposto a investir nas campanhas de comunicação é outro elemento indispensável para que o seu plano de marketing seja bem-sucedido. Uma estimativa de valores previamente definida resguarda a saúde financeira do negócio.

O que se busca evitar é o emprego de quantias excedentes em um único setor, a ponto de comprometer o desenvolvimento dos demais.

Por esse motivo, o ideal é que cada ação de marketing tenha o seu custo estimado por períodos — trimestral, semestral, anual — bem como manter um percentual de capital como reserva, afinal, algo pode sair diferente do planejado e seja preciso reformular alguma campanha ainda durante a sua execução.

O orçamento também servirá como parâmetro na hora de mensurar os resultados. Se os lucros estimados não foram atingidos, é sinal de que seus investimentos precisam ser repensados.

Você pode utilizar a fórmula do ROI para descobrir se seu projeto valeu a pena.

Atenha-se a um cronograma

O marketing é marcado pela execução de ações bastante precisas: existe um local, uma forma, e o tempo certo de abordar audiência do seu negócio. Então para garantir a efetividade de suas operações, torna-se indispensável fixar um cronograma no seu projeto de marketing.

Este calendário funcionará como um roteiro de tudo que precisa ser feito com o prazo de execução de cada tarefa, seguindo a ordem de prioridade.

Imagine uma empresa que desenvolve uma promoção para o sorteio de brindes, a fim de impulsionar o engajamento do público com a marca. É preciso um tempo hábil para divulgar a ação e incentivar a participação das pessoas. Se esta ação não é executada no momento certo, alcançará um número de pessoas bem inferior ao desejado.

Invista em parcerias

A abrangência de qualquer estratégia pode ser muito maior quando trabalhamos em parceria. Sendo assim, ao elaborar o seu plano de marketing considere os acordos que têm grande potencial para fortalecer o seu projeto.

Pense nas empresas que atuam em segmentos complementares ao seu. Proponha o desenvolvimento de um trabalho de marketing em conjunto.

Realizar o co-marketing, unir-se para fazer algum programa de fidelização, publicar conteúdos como convidado no blog do seu parceiro, ter o link do seu site ou blog nas publicações de marcas que são referência no mercado; São alguns dos exemplos de colaboração que funcionarão muito bem para o seu negócio.

Analise os resultados

O marketing deve ser flexível. Especialmente sua modalidade digital conta com a vantagem de possibilitar a alteração a estratégia durante o andamento de uma campanha. Mas se você não mensura os resultados, de nada adianta essa facilidade.

Nesse contexto, além de famosas métricas como a CAC, ROI e Taxa de Conversão, já existem diversas ferramentas a disposição do empreendedor que auxiliam bastante nessa tarefa. E o Google Analytics é um belo exemplo de ferramenta que possibilita a verificação:

  • do número de visitantes em sua página;
  • do número de acessos em determinado conteúdo;
  • da taxa rejeição;
  • do rankeamento da sua página nos mecanismos de busca.

Atualize o seu plano de marketing

Mesmo as campanhas bem-sucedidas apresentam um prazo de validade. As circunstâncias do mercado mudam, e assim também acontece com as expectativas e necessidades dos clientes.

Por essa razão é de grande importância o ato de revisar e manter atualizado o seu plano de marketing.** Acompanhe de perto os resultados mensurados pensando sempre no futuro, não deixe que a estratégia perca a efetividade para pensar em uma nova solução.**

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *