Dicas para calcular a quantidade de tinta na pintura eletrostática

A pintura eletrostática oferece grandes vantagens em relação à pintura tradicional e até mesmo na pintura realizada com spray. Uma delas é a economia de material que, por ser um processo em que a tinta é atraída ao objeto por uma carga elétrica oposta, ocorre menos desperdício de matéria-prima. No momento da pulverização a tinta é atraída automaticamente à superfície que está sendo pintada, resultando em uma secagem mais rápida e acabamento com maior durabilidade.

Como a quantidade de tinta desperdiçada será menor, existe um jeito de calcular o quanto de tinta será necessário para se evitar sobra ou falta de material. A seguir temos algumas dicas que valem a pena serem seguidas, veja:

1) É preciso saber a área a ser pintada em m². Por exemplo, se uma grade que você queira pintar tem 1m de alt. x 5m de compr. Basta multiplicar os dois números e se chegará ao 5m², que é a área total da superfície.

2) Se a superfície será pintada dos dois lados, no caso da mesma grade, dobre a área a ser coberta e se terá 10m².

3) As tintas utilizadas na pintura eletrostática foram desenvolvidas para cobrir de 32 a 40m² de área, utilizando-se 4 litros de tinta. Sabendo-se que a eficiência de cobertura da técnica de pintura eletrostática utilizando-se equipamento apropriado é de 70%, temos a seguinte fórmula para facilitar o cálculo da quantidade necessária: 32 x 0,7= 23m² ou 40 x 0,7=28m². Portanto, 4 litros de tinta cobrirá de 23 a 28m² de área.

4) Para a grade citada anteriormente será necessário 1/3 de um galão de 4 litros para dar uma demão de tinta em toda a superfície. Chegou-se a esse resultado dividindo a metragem total da grade (5m²) por 28m². Lembrando que 1/3 é suficiente para uma demão, se for aplicar mais uma, dobre a quantidade de tinta e assim sucessivamente.

Seguindo nossas dicas, não tem como errar. Você terá o maior rendimento utilizando a pintura eletrostática, economizará tempo e terá um trabalho com excelente acabamento.

Fonte: ehow.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *