Entenda um pouco mais sobre Marketing de Valor

Marketing é um processo social por meio do quais pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006).

O grande sucesso de uma boa estratégia de Marketing não é decidido pelo fabricante e sim principalmente pelo consumidor alvo. E para que essa estratégia consiga êxito (no resultado final) é fundamental satisfazer as necessidades e desejos do consumidor através da troca.

Mas qual a diferença entre necessidades e desejos? A necessidade é intrínseca, ou seja, estar dentro de cada pessoa, é próprio e essencial. E o desejo é extrínseco, ou seja, que é exterior, que não pertence à essência de uma coisa.

Questione-se, qual o valor ou preço do seu produto? A diferença entre preço e valor: Preço é o que o consumidor paga (a quantia em dinheiro) pelo produto/serviço e o Valor é o que o consumidor leva ( tipos de valores: afetivo, simbólico, utilitário, etc.), sendo assim o consumidor é que determina o valor de um produto ou serviço.

Valor não é o quanto custa para o consumidor, não é o quanto custa para a empresa produzir, o material usado na fabricação etc. Valor é a composição da razão entre os benefícios e os custos, trabalhando em um ponto intangível, a percepção do Valor pelo consumidor. (MENSHHEIN, 2006).

Observem que quando a percepção do valor é superior a expectativa (há encantamento por parte do consumidor ) e quando a percepção do valor é menor do quer a expectativa ( há desencantamento imediato do consumidor ).

É de percepção que tudo depende. A questão é: como alterar a percepção de valor do consumidor? Resposta: introduzindo mudanças – materiais ou conceituais – que criem em sua mente novos significados, novas visões ou aplicações do produto ou serviço. (SHAPIRO, 2009)

E para exceder as expectativas e surpreender o cliente ( consumidor) é preciso de um detalhe fundamental, entregar algo especial e inesperado que faça ele (consumidor) perceber que estar ganhando além do que comprou, do que foi combinado, ou seja, entregue mais do que você prometeu, assim você irá encantar os seus clientes!!!

Quanto mais a nossa marca for respeitada, mais iremos conquistar o sucesso almejado.Valorize sua pessoa, sua marca e as outras pessoas. (GOIS, 2011)

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/marketing-de-valor-voce-agregar-valor-aos-seus-produtos-e-servicos/53894/

Solicite um orçamento sem compromisso: rrprint@rrprint.com.br ou ligue: 11 2451-5199.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *