Melhore suas vendas com mudanças no visual da sua loja!

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Se o dito popular nos ensina que “as aparências enganam”, Vinícius de Moraes nos convence de que “beleza é fundamental”. Portanto, por melhores produtos e preços que sua loja ofereça, se a aparência não ajudar a atrair os clientes pelos olhos, seus lucros estarão comprometidos e, assim, a sustentabilidade do negócio.

Economizar na comunicação visual do empreendimento pode pôr tudo a perder. Por isso, a organização do espaço interno da loja e o investimento na aparência devem assumir papel central no planejamento do negócio, com atenção a dois aspectos fundamentais: o conforto proporcionado aos clientes e a identidade visual oferecida.

Pesquisas realizadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-SP) nos últimos anos, com mais de 8 mil empresários em 157 cidades paulistas, mostram que melhorias nos aspectos visuais da loja (fachada, vitrines, iluminação, organização interna, entre outros) podem ampliar as vendas de 12% a 40%, com medidas simples e baratas.

Conforto e acessibilidade
No primeiro caso, não se trata apenas de aparência, mas de respeitar a circulação das pessoas e favorecer a visualização dos produtos. É importante que os móveis sejam adequados ao tipo de produto vendido, considerando a funcionalidade, a estética e a facilidade de limpeza.

Os espaços livres são essenciais para a circulação de ar, seja natural ou climatizado. Além disso, disponibilizar poltronas ou cadeiras em algum local de menor circulação de pessoas para acomodar acompanhantes também faz diferença.

Identidade
Tão importante quanto o conforto proporcionado é a identidade visual adotada, que inclui, além dos espaços interno e externo do estabelecimento, a disposição do material gráfico. Ambos devem estar adequados ao conceito adotado pela empresa.

Nesse quesito, vitrines e fachadas devem ser pensadas para transmitir, logo à primeira vista, qual a imagem da loja. Especialistas consultados pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) afirmam que um visual limpo e bem pensado é mais eficiente do que uma confusão de formas e cores.

Iluminação e cores
De acordo com a consultora de gestão visual, Rosane Eilert, a iluminação pode valorizar o seu ambiente e destacar certas mercadorias. “Os alimentos, por exemplo, são valorizados pela luz incandescente, que é levemente amarelada. A luz fria, em geral mais esbranquiçada, deixa os alimentos arroxeados, mas podem ser úteis em locais pequenos e sem ventilação”, explica.

Ainda conforme Rosana, você precisa ter em mente que as cores devem comunicar a identidade da loja e não o seu gosto pessoal. “A fachada da loja é um dos mais importantes elementos da comunicação visual. Portanto, ela deve ter impacto. Utilize cores e materiais que realcem seu conceito e posicionamento”, diz.

Ajuda especializada
Sentir-se confortável dentro de uma loja já é um importante passo para que o cliente retorne para novas compras e indique o estabelecimento para conhecidos. E para ajudá-lo nessa tarefa, o Sebrae, especialista em pequenos negócios, organizou uma cartilha com 10 dicas para mudar o visual e atrair mais clientes.

Com uma série de exercícios práticos, nos você pode registrar o antes e o depois e ter a dimensão das mudanças, o material ajuda a desenvolver estratégias de exposição de produtos que tornam os pontos de vendas mais agradáveis aos clientes, contribuindo assim para o aumento das vendas.

Fontes:http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/especial-publicitario/sebrae/crescendo-com-o-sebrae/noticia/2015/11/que-tal-aumentar-vendas-mudando-o-visual-da-sua-loja.html

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