Melhorias na Decoração do Interior de sua loja aumenta as vendas!
Conquistar e cativar a clientela fica bem mais fácil quando se tem uma loja atraente, bonita, confortável e bem organizada. Pesquisas do Sebrae-SP com participantes do Programa Comércio Varejista, que nos últimos cinco anos já atendeu 8 mil empresários em 157 cidades paulistas, mostram que a simples melhoria nos aspectos de visual merchandising (fachada, vitrines, iluminação, organização interna, entre outros itens, em um total de 20) pode ampliar as vendas de 12% até 40%, muitas vezes sem necessidade investimentos.
O consultor do Sebrae-SP Gustavo Carrer destaca que a percepção visual é o alicerce de qualquer esforço de marketing para atrair clientes, e que todo negócio que busca se diferenciar em relação à concorrência deve começar cuidando para que esse primeiro impacto seja eficaz. “A fachada da loja, por exemplo, percebemos que muitas vezes não é bem trabalhada pelo lojista.
É comum encontrarmos estabelecimentos com fachadas muito velhas, sem pintura adequada, com árvores ou outros obstáculos impedindo a visão do consumidor e até sem nenhuma informação clara do que seja o ramo de atividade da empresa”, diz. “É importante que o empreendedor saiba que se trata de um item fundamental e que a escolha de cores, luminosos e letreiros merecem atenção especial, pois transmitem muitos significados e podem ajudar ou atrapalhar a atração de consumidores”, completa.
No que se refere às vitrines, o cuidado também deve ser constante, já que se trata do elemento mais importante para atração de consumidores. “Ela deve expor a melhor amostra dos produtos que serão encontrados no interior da loja e precisa chamar a atenção em poucos segundos”, alerta o consultor.
Já a iluminação deve destacar as mercadorias, decorar os espaços especiais e também acompanhar o estilo e a personalidade da loja. “Se for bem trabalhada, ela pode destacar partes atrativas do estabelecimento e disfarçar partes visualmente desagradáveis que ainda não podem ser mudadas”, completa Carrer. São importantes ainda itens como acessibilidade e climatização da loja, cuidados com provadores e banheiros. “Tudo isso conta para atrair consumidores e manter os clientes satisfeitos”, afirma o consultor.
Procure explorar todas as oportunidades de comunicação visual da fachada da loja, muros e paredes externas, mas evite excessos. Ela é uma ferramenta de comunicação com seu cliente e, por isso, deve passar informação do tipo e estilo da loja. A comunicação visual da fachada deve ser utilizada principalmente para divulgar e fixar o nome e a marca da empresa.
As vitrines devem indicar ao cliente o mix de produtos comercializados na loja. Para se manterem atraentes, elas devem ser renovadas frequentemente. A iluminação da vitrine deve ser planejada de forma a destacar os produtos expostos, evitando reflexos na parte exterior dos vidros.
Se tiver mais de uma vitrine, explore a oportunidade dividindo os produtos conforme público-alvo ou ação promocional.
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