O processo de Impressão Offset

 

A impressão offset é um processo planográfico cuja essência consiste em repulsão entre água e gordura (tinta gordurosa). O nome offset – “fora do lugar” – vem do fato da impressão ser indireta, ou seja, a tinta passa por um cilindro intermediário, antes de atingir a superfície.

Este método tornou-se principal na impressão de grandes tiragens; para menores volumes, sua utilização não compensa, já que o custo inicial da produção torna-a proibitiva.

1) O PROCESSO

Gravação da chapa

Uma chapa metálica é preparada de forma a se tornar fotossensível. As áreas que são protegidas da luz tornam-se, após uma reação química, lipófilas, atraindo gordura (Grafismo), enquanto que as demais regiões se mantêm hidrófilas, atraindo água (contra Grafismo). A cópia de chapa pode ser de forma analógica (CtF – Computer to Film) ou digital (CtP – Computer to Plate).

No CtF um arquivo gerado no computador é transferido para um filme especial através de uma imagesetter, esse filme é fixado à chapa que por sua vez é exposta à luz.
No CtP a confecção do filme não é necessária, o arquivo produzido é “gravado” diretamente na chapa através de laser em uma platesetter.

Todo esse processo acaba tornando uma impressão de alto custo. Todavia, esta é a alternativa utilizada pelas gráficas que pretendem entrar no mercado digital, poluem menos, geram menos material como fotolito e agilizam o processo. Tem-se tornado cada vez mais forte no segmento on demand, evitando estoques excessivos e gastos desnecessários. Quando gravamos com chapa perdemos as características naturais da chapa como se perdêssemos o chapismo que a chapa tem quando é chapada com informação.

Montagem

A chapa, que é flexível, é montada na impressora offset em um cilindro. Cada chapa é usada para transferir uma cor.
Para impressos em várias cores é necessário o uso de várias chapas, uma para cada cor (basicamente 4 cores, CMYK Ciano / Magenta / Amarelo / Preto, que proporcionam a mistura por pontos) só sendo necessário o uso de mais chapas para cores especiais. Como o prata, o ouro e cores Pantone. A impressora precisa também estar preparada para imprimir em série o número de cores necessário. Isto é importante para manter o registro entre as diferentes tintas.

Impressão
Tanto nas impressoras rotativas, onde o papel entra em bobina, como nas impressoras planas, que usam o papel já cortado, o sistema funciona de maneira rotativa. Uma série de cilindros conduzem tanto a tinta quanto o papel.
A impressão é feita de forma indireta, o cilindro onde a matriz foi montada é mantido úmido por rolos umidificadores. A tinta também é transferida para este cilindro, como ela é de base gordurosa ela se concentra nas áreas lipófilas e é ao mesmo tempo repelida pela água que se concentrou nas áreas hidrófilas do cilindro.
A tinta então é transferida para um cilindro de borracha, chamado de blanqueta (ou “cauchú”), que serve de intermediário para a impressão. Ele ajuda a manter o papel seco e ao mesmo tempo melhora a sobrevida da matriz.

2) PRODUÇÃO DA CHAPA 

As chapas de offset, como dito acima, primeiramente são tratadas de forma que se tornam fotossensíveis. Após este passo elas são expostas de várias formas diferentes à luz e reveladas.

Fotogravura ou CTF

Computer to film – A chapa é exposta, através de um fotolito, a uma luz por um determinado tempo. Este processo é similar ao da ampliação de fotografias e está submetido às mesmas limitações. O tempo de exposição precisa ser medido com precisão para não superexpor ou subexpor a imagem, comprometendo o resultado final.
Este processo normalmente não inverte a imagem, como na fotografia, ou seja as partes que são expostas a luz se tornam hidrófilas e durante a produção não acumulam tinta. Porém dependendo da cor da tinta e do material impresso é possível que seja necessário um fotolito negativo.

CTP
CtP (Computer-to-Plate) é o processo de produção das chapas usadas na impressão offset. A chapa é gravada através de laser, que é controlado por um computador, de forma similar às impressoras laser. Isto permite que a chapa seja gerada diretamente de um arquivo digital, sem a necessidade da produção de um fotolito intermediário. Este processo também garante o aumento da qualidade final da imagem gravada. Isso deixa a imagem perfeita. Existem métodos de gravação de chapas mais avançados, como o processo de gravação através de UV (Ultravioleta), dispensando assim o laser.

CtPress
CtPress (Computer-to-Press) é um sistema de gravação da matriz offset na qual a “chapa” é gravada diretamente na impressora, sistema desenvolvido pela alemã Heidelberg, e atualmente utilizado por várias outras empresas. A matriz é gravada a Laser, e o sistema usado na impressora é o sistema waterless (impressão sem uso de solução de molha — água).

3) EXEMPLOS DE MÁQUINAS OFFSET

Sistemas de impressão offset existe divisão nos sistemas de impressão offset por alguns meios:

– Pela forma de entrada do substrato (papel):

1. Impressora plana: o substrato entra na forma de folhas de papel, previamente cortadas, a máquina utiliza um sistema de sopra, para “desfolhar” e sucção para “puxar” o papel, e um sistema de correias, roldanas e pinças para transportar o papel até o cilindro de contrapressão. Esse sistema permite a impressão de formatos desde a folha inteira, também chamado formato “1” (660mm x 960mm) até formatos menores, formato “2”, que é metade (660mm x 480mm), formato “4” ou duplo-oficio (315mm x 420mm) ou o famoso formato A4 (210mm x 297mm).
2. Impressora rotativa: o substrato entra em forma de bobina, e conforme o uso a ser dado pode sair em forma de bobina, folha ou caderno. E usa um sistema de secagem por calor para acelerar a secagem da tinta. É um sistema muito utilizado para a impressão de jornais ou impressos de média tiragem.

– Pela disposição das Unidades (castelos) de impressão:
1. Impressora linear: os “castelos” de impressão estão dispostos de forma linear, o que permite o uso de unidades “reversoras” que permitem a impressão de ambos os lados do substrato.
2. Impressora planetária: este sistema usa um único cilindro de contrapressão e os castelos são dispostos ao redor dele, em ângulos.
3. Impressora de “dupla-face”: imprime os dois lados do substrato ao mesmo tempo, permitindo uma impressão mais rápida. É comumente usada em impressoras rotativas, pois o sistema de tração do papel permite tal impressão.

– Pelo sistema de molha:
1. Sistema com molha convencional: usa uma solução de molha composta em maior quantidade de água, e uma parte de solução de molha.
2. Sistema de molha Alcoólica: usa uma mistura de água e álcool isopropílico, proporcionando maior qualidade de impressão.
3. Sistema Waterless: Não faz uso de molhagem, sendo necessário um sistema de refrigeração, pois a “água” que serve para refrigerar também a chapa, não está presente.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Impress%C3%A3o_offset

Gostaria de personalizar um produto para a sua empresa?

Solicite um orçamento sem compromisso: rrprint@rrprint.com.br ou ligue: 11 2451-5199.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *