Aprenda mais sobre Termoplástico

termoplástico

Termoplástico é um plástico (polímero artificial) que, a uma dada temperatura, apresenta alta viscosidade podendo ser conformado e moldado. Antes de atingir o estado fundido passam por uma transição vítria. Exemplos de termoplásticos são o polipropileno, o polietileno, e o policloreto de vinil (vulgo PVC), entre outros. É um material polimérico sintético, que, quando sujeito à ação de calor, facilmente se deforma podendo ser remodelado e novamente solidificado mantendo a sua nova estrutura. Isto significa que, os plásticos quando divididos em termoplásticos e termofixos, os primeiros são altamente recicláveis ao contrário dos termofixos. Isto acontece porque as cadeias macromoleculares dos termoplásticos se encontram ligadas por Forças de van der Waals ou por Ligações de Hidrogênio que se quebram por ação do calor, fundindo-se o material. Ao ser novamente resfriado, voltam a ser restabelecidas as suas ligações intermoleculares, não havendo desta forma quebra das ligações covalentes dos monômeros que formam as macromoléculas.
Os termofixos, ao contrário, quando aquecidos não podem ser remodelados.

História
Os primeiros usos dos termoplásticos datam ainda do século XIX. Em 1838, o francês VIctor Reugnalt descobre a polimerização do Policloreto de Vinila (PVC) através da luz solar. Em 1860, Alexander Parkers cria a celulóide, que viria a ser utilizada em substituição ao marfim para dentistas e também para a indústria cinematográfica.
O termoplástico já veio sendo usado na indústria de gravação como shellac—um termoplástico natural usado na produção de discos gramofones (disco de vinil plano) no início do Século XX.

Fonte: http://pt.wikipedia.org

Gostaria de personalizar um produto para a sua empresa?
Solicite um orçamento sem compromisso: rrprint@rrprint.com.br ou ligue: 11 2451-5199.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *