Como dar acabamento em um banner impresso

Banners são peças publicitárias ou decorativas confeccionadas geralmente em lona especial, muito usadas em comunicação visual e também para a confecção de letreiros, backlights, frontlighs entre outros. 

Estes por sua vez são geralmente impressos em plotter digital ou mesmo adesivados. Existem ainda banners confeccionados em papel fotográfico em polietileno tratado e/ou TNT que em, geral são impressos por processo serigráfico.

Após impressos, necessitam de um acabamento que tem por finalidade além de tornar o trabalho mais bonito, proporcionar uma maneira de fixá-los para a exposição no local desejado.

 

  • ACABAMENTOS:

Laminação

Nada mais é do que o processo de se aplicar uma camada de verniz ou filme plástico transparente sobre o material para proteger a imagem impressa ou adesivada, evitando:

• Desbotamento;
• Levantamento das bordas no caso de adesivo;
• Borrão – quando a tinta usada na plotter ou outro sistema de impressão não for resistente à água.

Pode-se ainda usar a laminação para dar mais brilho a impressão proporcionado um acabamento mais bonito e requintado ao mesmo. Neste caso deve-se atentar para o uso de um verniz glossy (brilhante) de boa qualidade.

Refilamento

Trata-se do processo de corte e remoção dos excessos de substrato nas margens das impressões mais conhecidos como bordas brancas. Existem atualmente no mercado muitos modelos de refiladoras para os mais variados fins.

 

  • FIXAÇÃO:

O processo de fixação dos bastões de acabamento em um banner podem ser feitos de duas formas basicamente.

Solda:

Usa-se uma solda banner (máquina de funcionamento quente). Neste processo dobra-se as bordas a serem soldadas em forma de tubo e leva-se a máquina aquecendo até unir as partes. Pode-se eventualmente substituir a máquina por uma cola especial apropriada a cada material para unir as partes. Após se efetuar a solda deve-se inserir um bastão de acabamento no tubo formado no banner juntamente com as ponteiras e o cordão para pendurá-lo no local que será exposto.

Grampo:

Neste processo coloca-se o bastão na borda do banner e enrola-se o suficiente para cobri-lo. Logo após se aplica grampos para fixá-los usando um grampeado de tapeceiro. Este processo é muito usado em banners impressos em polietileno ou TNT.

Estas são algumas informações sobre comunicação visual para ajudar seus negócios.

Fonte: http://www.orfury.com.br

Gostaria de personalizar um produto para a sua empresa?
Solicite um orçamento sem compromisso: rrprint@rrprint.com.br ou ligue: 11 2451-5199.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *