Criando um bom catálogo de produtos
Criar um catálogo de produtos é uma maneira eficaz de expandir sua base de consumidores e expor a eles todos os produtos maravilhosos que sua empresa oferece. Um catálogo tem o potencial de atingir aqueles consumidores que jamais põe o pé em sua loja. Contanto que você saiba o que incluir em seu catálogo de produtos e apresente-o de maneira organizada e visualmente atraente, você pode transformar ele de uma ideia em uma ferramenta tangível de publicidade em pouco tempo.
- Reúna seu conteúdo. Certifique-se de ter todos os materiais reunidos antes de começar quaisquer passos de desenho. O conteúdo que você precisará previamente para criar o catálogo inclui imagens dos produtos, uma lista dos produtos e suas funcionalidades e uma lista de outros conteúdos que precisam ser escritos, como informações sobre a empresa, depoimentos de clientes e demais informações que ajudarão seus clientes a tomarem a decisão certa.
- Crie imagens do produto que sejam visualmente atraentes. Você pode estar tentando a tirar suas próprias fotos para poupar dinheiro, mas a menos que você seja um fotógrafo profissional, é melhor contratar um para tirar as fotos para você. As fotos do seu produto são um dos aspectos mais importantes do seu catálogo, já que são o que seus clientes verão primeiro. Uma imagem atraente irá incentivar os clientes a lerem a descrição e, com sorte, comprarem.
- Se você tiver habilidade na fotografia e se sentir confortável em tirar fotos sozinho e tiver uma câmera digital, coloque a câmera na resolução mais alta e siga o protocolo de fotos de produto: use fotos individuais dos produtos em um plano de fundo claro, adicione uma sombra para fazer os produtos saltarem da página e os envie com uma resolução não inferior a 300 dpi.
- Conheça as características do seu produto. Antes de escrever o conteúdo de cada produto, você precisará saber de todas as especificações técnicas de cada um. Você também pode atribuir números de itens e preços, incluindo o preço original e o preço com desconto. Você também pode querer anotar quaisquer benefícios que vêm à mente enquanto vê seus produtos. Embora você queira dizer aos consumidores tudo o que tem para saber sobre cada produto, você só deve dar a eles a informação que os ajudará a tomarem a decisão. Você pode mandá-los para seu site se eles quiserem mais informações sobre o produto.
- Escolha um tamanho adequado para o seu catálogo. Você deve escolher um tamanho conveniente para seu catálogo quando ele estiver fechado. Dependendo de onde ele será usado, quer seja em um avião, ou em uma mesa de uma sala de espera, você precisará levar em consideração qual o tamanho mais conveniente para o seu catálogo, para que os clientes não se assustem com um catálogo muito grande, ou não fiquem frustrados por um catálogo tão pequeno que eles não consigam ver claramente as imagens e informações sobre os produtos em que estão interessados.
- Escolha a quantidade correta de páginas. Seu catálogo precisa ser longo o suficiente para dar aos seus clientes toda a informação necessária, mas pequeno o bastante para manter o interesse deles e não os afogar com os detalhes em excesso. Não se esqueça do índice, quaisquer produtos que possam ser exibidos em uma página inteira, e páginas informativas adicionais, como a história da empresa.
- Certifique-se de que sua paginação seja consistente. Você pode facilitar que os clientes encontrem o endereço do seu site e o seu número colocando ele em cada uma das divisórias de página. Você pode listar seu número de telefone no canto inferior direito de cada página e a URL do site no canto esquerdo, ou o inverso. Você também pode colocar um no topo e um na parte inferior.
- Certifique-se de manter a contagem de página em incrementos de 4 páginas já que as empresas de impressão imprimem 4 páginas em uma folha inteira de papel (2 na frente e 2 atrás)
- Escreva as descrições do produto. Mantenha cada descrição sucinta, entre 50-150 palavras. Você deve incluir destaques de cada produto, mas certifique-se de atrelar pequenos benefícios em cada funcionalidade. E não se esqueça do benefício principal. Por exemplo, a aderência dessas luvas de golfe dará a você uma empunhadura mais estável do taco, mas, o que é mais importante, os clientes podem jogar golfe em nível profissional quando usam estas luvas (benefício principal). Ajude os clientes a escolherem o item certo quando você estiver escrevendo sobre os produtos, descrevendo o que eles precisam saber, desde o preço, até o peso ou dimensões.
- Escreva o conteúdo adicional. Quando estiver escrevendo o conteúdo de propaganda, você deve usar frases e parágrafos curtos e de fácil entendimento para evitar aquele linguajar técnico. Cada seção do seu catálogo deve ter uma capa, ou página introdutória que mostre uma pessoa usando um dos produtos da seção, juntamente com um pequeno artigo sobre os benefícios de toda aquela categoria de produtos. Seu conteúdo também pode incluir uma breve história da empresa para deixar seus clientes mais confortáveis com seus produtos.
- Organize seu conteúdo. Você precisará planejar que conteúdo aparecerá em qual página. Certifique-se de agrupar produtos similares. Além disso, você deve colocar os produtos que combinam juntos uns dos outros também. Por exemplo, você estiver vendendo um sapato social masculino exclusivo, você pode colocar calçadeiras que deixarão o calçado intacto por um longo tempo na mesma página, porque os clientes que procuram bons sapatos podem estar procurando por isso também. Esta também é uma ótima forma de mostrar aos clientes algo que nem mesmo eles sabiam que precisavam.
- Para organizar seu conteúdo de maneira eficaz, você precisará não apenas ter seções de produto, mas também uma seção introdutória na frente do catálogo, uma seção educativa se quiser incluir artigos, bem como uma seção para devoluções e informações de garantia. Você pode intercalar os artigos pelo catálogo, para que comprar seus produtos nunca seja um pensamento distante na mente do consumidor.
- Certifique-se de usar tipografias e designs consistentes para que seus clientes não se distraiam. Porém, você deve facilitar encontrar uma seção específica usando códigos de cores nas partes superior, inferior ou laterais das páginas de cada seção.
- Use preenchimentos poderosos. Quando se está tentando alcançar um incremento de 4 páginas, você pode precisar de algumas páginas de preenchimento em seu catálogo. Faça com que elas promovam o propósito do seu catálogo: vender produtos. Incluir a história da sua empresa ajudará os clientes a ficarem mais confortáveis em comprar seus produtos. Assim como depoimentos de clientes e garantias. Qualquer coisa que vá deixar o cliente tranquilo e dar legitimidade a empresa ajudará você a ter o máximo de retorno desse investimento.
- Crie uma capa impressionante. Ela será a primeira coisa que seus clientes em potencial verão e ela fará o sucesso ou a desgraça do seu catálogo. Se sua capa não chamar a atenção, seu catálogo pode ser jogado no lixo antes mesmo de um cliente chegar a abri-lo. Incluir itens em destaque, quaisquer descontos ou ofertas especiais e imagens lindas, tudo isso incentiva o consumidor a folhear as páginas. Se seu catálogo for sazonal, escolha um tema que combine com a época do ano, ou um feriado próximo.
- Crie um modelo de teste. É importante criar um desses para o seu catálogo de produtos antes de você mandar fazer centenas de catálogos e perceber que cometeu alguns erros de organização ou visuais. Este processo irá evitar que você gaste tempo refazendo os layouts de página e dará a você uma ideia de como seu catálogo realmente ficará. A menos que você tenha conhecimento em design gráfico, você deve contratar ou conversar com um profissional para encontrar a melhor forma de dispor as páginas em seu catálogo.
- Você pode usar formas e outros marcadores para representar as imagens que você irá eventualmente usar. Assim que você tiver tudo pronto, você pode até mesmo usar as imagens verdadeiras, testar o catálogo e pedir que clientes em potencial deem uma olhada para receber algumas sugestões antes de levar para imprimir.
- Imprima seu catálogo. Se seu catálogo só tem 4 páginas, você pode tentar imprimi-lo você mesmo, mas um profissional levará menos tempo e garantirá resultados de qualidade. Além disso, uma empresa comercial de impressão cobrirá problemas como a implementação das páginas (ordem das páginas) e tamanho (as páginas externas são mais curtas do que as internas quando dobradas). Uma gráfica também usará uma técnica de encadernação muito mais durável. Algumas gráficas fornecem serviços de envio para sua conveniência. Certifique-se apenas de encontrar uma gráfica que você possa confiar, por um preço razoável e qualidade profissional.
Fontes: http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Cat%C3%A1logo-de-Produtos
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