Saiba mais sobre Impressão Digital

digital

A impressão digital não utiliza formas convencionais para fazer a transferência da imagem para a base. Esse processo diferente dos demais porque utiliza a sensibilização laser sobre uma forma eletrostática reutilizável.

Há no mercado dois processos de impressão diferenciados pela forma de transferência da imagem para a base e pela natureza física do pigmento.

O modelo do fabricante Índigo a forma é sensibilizada pelo laser, e essa recebe uma tinta líquida especial carregada eletrostaticamente. Esse cilindro transfere a tinta para uma blanqueta a base de offset revestida de Teflon. A blanqueta por sua vez transfere toda a tinta para o papel.

A diferença da impressão digital para o offset está na transferência total da tinta para o papel, o que não acontece com o processo offset em que a blanqueta retem boa parte da tinta. Essa característica da impressão digital proporciona uma cópia de maior brilho.

Em uma impressora digital o papel poder receber uma imagem ou cor diferente a cada revolução de um mesmo cilindro. Essa impressora ainda pode imprimir tintas metálicas e fosforescentes, realizar imposição de materiais e acabamentos sem intervenção humana.

O outro modelo de impressora digital utilizada por outros fabricantes utiliza o pigmento em pó, o mesmo utilizado por impressoras laser. A cada giro do cilindro o laser carrega as informações eletrostaticamente gerando zonas condutoras que atraem o pigmento em pó, formando a imagem que se transfere pelo papel. O pigmento em pó é fixado por meio de transferência térmica que o funde ao papel.

 

Impressora Heidelberg: princípio do toner

Entre as vantagens das impressoras digitais estão as possibilidades de correção imediata, variação de cores e a implementação de dados variáveis. Isso permite que sejam inseridos dados novos para cada impressão de forma mais rápida que os demais processos de impressão e tenha prazos menores. Ao manter esse modelo de processo produtivo os custos se mantêm os mesmos para uma ou mais impressões.

Fonte: http://papelulose.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *